Pular para o conteúdo principal

Formação e organização do território brasileiro


Formação e organização do território brasileiro


território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
FREITAS, Eduardo de. "Formação e organização do território brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>. Acesso em 06 de marco de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novidades no Edital da Prova do Enem 2018 e CALENDÁRIO

Novidades no Edital da Prova do Enem 2018 e CALENDÁRIO - Não perca as inscrições. O segundo dia de exame que são as provas Ciências da Natureza e  Tecnologias e Matemática terá o total de 5 horas, será acrescentado 30 minutos a mais no tempo da prova.  Não tem mudança na prova do primeiro dia. Se mantém as 5:30h de prova. Calendário do Enem 2018 A taxa de inscrição será de R$82. Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11/04/2018 Justificativa de ausência no Enem 2017: 2 a 11/04/2018 Inscrições: 7 a 18/05/2018 Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23/05/2018 Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 28/05 a 3/06/2018 Aplicação: 4/11/2018 e 11/11/2018 Publicação do edital: 21 de Março Inscrições: 7 a 18 de Maio Aplicação da prova: 4 e 11 de Novembro

Conjuntos Numéricos

Estudando sobre conjuntos numéricos . Se esforce e você vai passar no Enem Conjunto dos Números Naturais Conjunto dos Números Inteiros Conjunto dos Números Racionais Dízimas Periódicas Números Irracionais Números Reais

Introdução à Química Orgânica e

Começando a estudar Química Orgânica para o Enem . Abaixo será relacionado os assuntos que teremos ao longo do ano e também: - Introdução Química Orgânica - Hibridização do Carbono nos compostos orgânicos - Classificação das cadeias carbônicas - Identificação das Funções Orgânicas - Nomeclatura 1 - Hdrocarbonetos 2 - Haletos 3 - Éter 4 - Alcoois 5 - Enois 6 - Fenois 7 - Ester 8 - Amida 9 - Amina 10 - Aldeido/cetona 11 - Ácido Carboxílico - Isomeria 1 - Plana 2 - Óptica 3 - Geometrica - Forças Intermolecuares - Propriedades dos compostos orgânicos 1 - Solubilidade 2 - Ponto de Fusão 3 - Ponto de Ebulição AULA DE HOJE: - Introdução Química Orgânica - Bergmann - Teoria de Vitalismo - Friendrich Wohler - Kekulé - Características do Carbono - Tipos de Ligação  - Tipos de fórmulas